sexta-feira, 28 de junho de 2013

Beijada por um anjo (1-5)

Essa é a primeira resenha de série que eu faço. Mas, sério, essa série é tão mediana que realmente não vale a pena falar de cada um dos livros. Até porque eles são repetitivos para caramba. Oh, boy. Vamos lá:


Beijada Por Um Anjo 1: Ivy conhece Tristan e se apaixona. Não a primeira vista, é claro, porque senão seria MUITO sem graça. Mas, Ivy e Tristan começam a namorar. Ok, bom, deixa eu parar por aqui e falar que a gente sabe desde o primeiro capítulo que Tristan vai morrer. Mas ignoramos isso durante a maior parte do livro, porque eles são, after all, um casal fofinho, e a gente espera que isso se resolva. E também porque são seis livros sobre os dois. Enfim, como já disse, Tristan morre, interrompendo o conto de fadas e deixando Ivy sozinha. Mas Tristan volta. Como anjo. E outras coisas estranhas acontecem. Nesse primeiro livro, conhecemos a história dos dois. Você vai odiar a Ivy e achar o Tristan fofinho. Mas enfim. O clima romântico da história, que é, provavelmente, a única razão de eu ler os cinco livros, já se manifesta. (***)

Beijada Por Um Anjo 2: Também conhecido como o livro mais enrolado de todos os tempos. Sério, todas essas páginas e nada, absolutamente nada, acontece. Vemos só um pouco mais da tensão que percorreu o final do primeiro livro, após Tristan descobir (spoiler) que sua morte não foi acidental. Vemos também Ivy ceder muito e dar uns amassos em seu irmão (NÃO É IRMÃO DE SANGUE, SOCORRO) Gregory. Aliás, cada livro a Ivy está com um, hein? O menina sortuda. (Namorou o Tristan, ficou com o Gregory, paquerava com o Eric, namorou o Will, ficou com o João, paquerou com o Brian)... ENFIM. É curtinho, pelo menos, mas acho que essa é a única coisa boa para falar. Ah, e o clima meio sombrio continua nesse livro. Isso é bom. (Mas quem, em sã consciência, depois de sofrer uma tentativa de assassinato, age como se nada tivesse acontecido??) (**)

Beijada Por Um Anjo 3: Nesse livro, temos o final da história que (não) foi desenvolvida durante os anteriores. Tristan, como um anjo, tentar fazer Ivy nota-lo, mas a garota parou de acreditar nesses seres depois que o namorado morreu. Mal sabe ela que o mesmo se tornou um ser desses. Felizmente, é durante esse livro que realmente temos algumas respostas e segredos desvendados. É uma história até emocionante, com segredos sombrios e que, confesso, me deixou ansiosa em relação ao final (tanta neblina tinha que fazer algum efeito). Finalmente descobrimos os "quem" e "porque", e é cruel de tão absurdo. Comecei a gostar da Ivy, e me emocionava (modo de dizer, não sai chorando pelos cantos abraçada com minha edição) toda vez que ela tocava, no piano, Moonlight Sonata (uma das músicas mais lindas do mundo, e, confesso, a melhor  coisa nessa série). Acontece que o mistério e o clima sombrio realmente funcionam, e devorei meu livro em dois dias. Com muita vergonha, confesso que chorei no final, mesmo sabendo que a autora tinha dado uma de LJ Smith e escrito mais uma trilogia para a saga. (****)

Beijada Por Um Anjo 4: O quarto livro foi escrito mais de 15 anos depois dos originais, e podemos perceber isso em algumas menções à celulares (oi, vampire diaries tem menções parecidíssimas na trilogia o retorno). Mas a escrita da autora continua bem parecida, e o clima, para minha felicidade, também. Um ano depois do verão em que Tristan faleceu, Ivy está na praia, passando outro verão ao lado de seus amigos e atual namorado, Will (sim, o cenário é diferente dos três primeiros livros, mas a trama não mudou muito). Tristan já seguiu em frente em sua carreira como anjo e está feliz da vida no outro lado. Mas Ivy não consegue esquece-lo, e a nostalgia que carrega todo verão à acompanha. Ela começa a tocar longas sonatas de Beethoven (uma em particular, que eu amo ♥) e a se afastar de Will. Até que um dia Ivy morre. Esse poderia ser um livro sobre a efemeridade da vida e etc e tal, se ela não voltasse logo depois, jurando que foi trazida do céu (ou inferno, vai saber quão longe ela foi com Gregory no segundo livro, hehe)*. Como se não bastasse, um misterioso paciente foge do hospital, e Ivy se sente atraída à ele, começando um romance de verão. Esse foi o que eu mais gostei dos 5 livros. Comecei a amar Ivy, e sua praticidade, coisa que antes me irritava, devido as situações pela qual ela passava. Senti muitas saudades do Tristan e vi o que está óbvio logo. Mas, mesmo assim, não foi um livro perfeito nem nada. (****)

Beijada Por Um Anjo 5: Esse é o momento em que passamos a odiar a autora, sério. Não que os livros dela tenham piorado, nem nada, mas, meu, ARRRRGH. Basicamente, nesses quartos e, especialmente, quinto livros, ela desfaz tudo que tinha feito lá na primeira trilogia. [SPOILER] Gregory is back bitches. No corpo de Beth. Tristan is back, bitches. No corpo de João. Lacey is back, bitches. Everyone is back... [/SPOILER]  E, OMG, QUE FINAL É ESSE??? TENHO MESMO QUE ESPERAR UM ANO????? Enfim. Depois do final do quarto livro, voltamos para quase o mesmo ponto. Nesse quinto livro, temos uma visão de Ivy e Tristan tentando achar mais informação sobre a situação em que eles se encontram. Basicamente, eles tem 3 problemas (se não gostar de spoiler, nem leia): 1- Gregory voltou, possuindo o corpo de Beth, querendo vingança contra Ivy (sim, essa história ainda não acabou. 2- Tristan está no corpo de um assassino procurado pela polícia, e os dois tem que investigar o que realmente aconteceu antes de Tristan possuir o seu corpo. 3- O pior problema, na minha opinião, embora só Lacey pareça concordar comigo: Tristan corre o risco de perder sua alma, após trazer Ivy de volta, morrendo, this time, de vez. Fora outros probleminhas menores. Mas, são tantos tantos problemas que eu me senti sufocada durante a leitura. Nesse quinto (uau) livro, Ivy e Tristan se focam no problema 2, de resolver o assassinato. Mas mais pessoas começam a morrer. Sem querer estragar a história nem nada, eles descobrem praticamente tudo sobre o problema dois, mas não resolvem-o, exatamente, e nem tratam direito do problema 1 e 2. Isso me preocupa, pois não sei se a autora deu conta de tudo depois de tanta enrolação nesse livro. A única coisa OMG mesmo foi o final, que deixou um baita cliffhanger apelador.(***)

                                                  Beijada por um anjo 6


Essa é a capa do sexto livro. Breguinha, né? E eu, mais do que nunca, estou com minhas dúvidas em relação se vou ler ou não o volume final. Quer dizer, eu cheguei até aqui e tal, só falta um livro para eu terminar, de vez, essa série, mas, como boa curiosa, andei lendo uns spoilers que me deixaram... erc. Vou deixar a sinopse oficial aqui (a única que eu realmente copiei, as outras eu mesmo fiz, porque, vamos comentar, essas sinopses são MUITO bregas).
"Em sua mente, Ivy tentava justificar a atitude de Tristan: quando lhe dera aquele beijo que a trouxera de volta à vida, ele só estava equilibrando o bem e o mal, afinal fora Gregory o responsável por sua morte... Seu beijo de vida seria como um acerto da ordem das coisas. Mas um acerto para quê? Um acerto para que ela ficasse viva, como se sua vida fosse a coisa mais importante do mundo? Por mais que quisesse pensar que Tristan fora vítima da maldade de Gregory, na realidade ela sabia que ele sucumbira ao seu próprio desejo, ao desejo de tê-la viva perto dele. Ele se deixara levar pela tentação arranjada por Gregory e, agora, estava pagando com sua alma decaída. Não, não há justificativa: nossas escolhas são de nossa responsabilidade; não importa se você é mortal ou anjo."

Ok, agora vou fazer uma "tabela" geral da série:^

Capa dos livros: Eu acho essas capas HORROROSAS. Desculpem-me, mas é verdade. Principalmente a do último. As cores escolhidas, também, não são sorteadas e não fazem sentido. Mas nada se compara à diagramação. O livro é leve demais para o meu gosto, as letras parecem um acidente de HTML, com padrão em negrito, fora os vários erros de português/digitação/edição. Tipo, você não sabia o que estava acontecendo, ou quem estava falando, porque nada era separado corretamente.

Escrita: Já falei várias vezes que o que salva essa série para mim é o clima sombrio. Adoro, perfeito para uma tarde de começo de primavera, ou para o meio do outono, embora os seis livros se passem no verão.

Personagens: Comecei odiando a Ivy, e terminei amando-a, com seu jeito objetivo e feminino. Realmente a conhecemos, mesmo sendo narrado em terceira pessoa. Tristan é bem simpático, e os amigos deles também. Gostaria que Gary, o melhor amigo de Tristan do primeiro livro, tivesse aparecido mais. Lacey é muito legal no começo, mas, quando já estamos no quinto livro, começamos a cansar de sua atitude mimada e temperamental, e esperamos o crescimento da personagem.

Mitologia Angélica: Não recomendo essa série se você está orfão de Hush Hush (tem como?) ou Fallen. A parte mitológica é muito pouco explicada, apenas sabemos algumas coisas por Lacey, mas não é um livro que vai te explicar tudo. Acho que nem tem pretensões de ser um YA Sobrenatural desse tipo.

Comparação: Embora os vampiros sejam mais famosos, acredito que temos mais YA sobrenatural a respeito de anjos. Fallen, Hush Hush, Halo, estão ai para provar. Mas essa série tem algo de diferente, para o bem e para o mal. Por um lado, sua narrativa é inconfundível, seu clima (again) é único e tal, mas a história, em si, é fraquinha.

Caracterização: Uma coisa: nunca, nunca vou conseguir imaginar Ivy loira com cabelo cacheado (oi?). Para mim ela sempre vai ter cabelo preto liso escorrido, tipo uma cantora famosa de uma banda de gothic methal. Acho que combina mais. (oi amy lee). Tristan é o Chuck Bass sem a malandragem. E Lacey, a Tonks.

Geral: Perceberam como comecei sendo MUITO irônica e acabei (quase) falando sério? É um reflexo da melhora da série. Se você leu os dois primeiros livros e não gostou, não desista. Ou desista. Essa é uma daquelas séries bem subjetivas. As vezes, dá certo, como é o caso dos livros de Diarios de Vampiro (meu maior amor). As vezes, nem tanto, como nessa série. Mas, sei lá, o mistério é legal e a atmosfera também. Então, dê uma chance.
Como eu imagino Ivy  (Amy Lee)
         













Tristan (Ed Westwick♥) e Lacey. 

PS: Já entraram no site oficial do livro, na Novo Conceito? É ENFADONHO. Morri de rir. Coisa mais brega impossível.http://www.beijadaporumanjo.com.br/

Um comentário:

  1. Nossa eu to ficando cada vez mais sem vontade de ler essa série :(

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir