quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Delicioso, divertido, muitas vezes irritantes, mas com certeza muito acolhedor, Melancia é como uma conversa com uma amiga antiga

A história de Melancia começa quando a protagonista, Claire, é abandonada pelo marido, logo após dar a luz, e segue esse roteiro, contando sua superação. Lendo algo assim, pode-se pensar que é um drama pesado. Mas não poderia ser mais diferente. 

Claire Walsh é, inegavelmente, divertida, engraçada e bem-humorada. Passa por momentos de dor, de luto, de sofrimento, mas supera tudo isso, com tiradas inteligentes e monólogos divertidos. 

É claro, como todo chick-lit, temos um romance. Adam é apresentado, e imediatamente se sente atraído por Claire. Essa é uma das únicas críticas que faço ao livro: o personagem Adam parece forçado. 

Adam age como alguém educado na casa de completos estranhos. Cheio de sorrisos encantadores, mas sem ser ele mesmo. No livro inteiro, ficamos com a impressão de que ele só está sendo educado, o que atrapalha consideravelmente a química do casal, tendo em vista que um dos membros parece agir tão forçado. 

Como o livro não é só uma história romântica, acho que é normal colocar que Claire parecia mais apaixonada pelo seu ex-marido. Ficava se culpando, quando estava com Adam, mesmo sabendo que seu marido estava traindo-a. Perdi a conta de quantas vezes vi o nome "James", chegando a confundir quando a palavra "jamais" era escrita. Embora seus monólogos engraçádissimos tenham feito qualquer um simpatizar com sua situação, Claire se subestima demais, não vê o que está na sua frente e, muitas vezes, escolhe fazer o que parece ser certo ao lógico. Sofri junto com o Adam durante muita parte do livro.

Grande charme do livro se deve a família de Claire, especialmente à suas irmãs. "Melancia" têm continuações indiretas, do ponto de vista de suas irmãs, com "Férias", "Los Angeles" e "Tem Alguém Ai?".
Marian Keys se perde na personagem, sinto que ela consegue imprimir-se bem no livro. Quando lemos, temos a sensação de uma conversa bem-humorada com a própria autora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário